O ator Jandir Ferrari e o diretor Cesar Augusto preparam o espetáculo “Beethoven- lembranças do silêncio”, com texto de Jaú Sant’ ngelo. Junto a eles, o pianista Lucas Thomazinho, apresenta trechos da “Sonata Hammerklavier”, composta nos últimos anos de Beethoven.
Trechos do texto “Beethoven- lembranças do Silêncio" de Jaú Sant ́ ngelo com atuação de Jandir Ferrari - Trata-se de um monólogo que traz à cena o compositor alemão Ludwig Van Beethoven que estaria no último ano de sua vida, já com a saúde debilitada, completamente surdo, às voltas com o que seria sua última composição: a inacabada décima sinfonia. No texto ele fala de sua deficiência auditiva , de sua vida e de sua relação com a música, com os homens e com Deus.
Trechos da Sonata n° 29 em Si Bemol Maior, Op.106 – “Hammerklavier” de Ludwig Van Beethoven executado pelo concertista Lucas Thomazinho. A obra é considerada uma das mais importantes do compositor e uma das grandes sonatas para piano.
Sobre esta sonata o estudioso do compositor William Kinderman diz : “Tal como na Sinfonia Heróica, mas mais profundamente, a Sonata Hammerklavier implica uma progressão narrativa análoga de luta heróica e de sofrimento, levando a um renascer de possibilidades criativas. Depois do purgatório do Adagio sostenuto, o retorno das forças da vida na introdução lenta do final, e o próprio desafio ardente de expressão da fuga em si, reúnem uma das afirmações artísticas mais radicais de Beethoven, uma obra de ‘música nova’, sem compromissos, nem concessões.”
Beethoven – lembranças do Silêncio
Ficha Técnica
- Atuação, Jandir Ferrari
- Pianista, Lucas Thomazinho
- Texto, Jaú Sant’ ngelo
- Direção, Cesar Augusto
- Iluminação e direção técnica, Adriana Ortiz
- Assistente de direção e parceria musical, André Poyiart
- Fotografia, José Roberto Serra